Instituto Pedro Molina desenvolve aplicativo para aproximar pacientes, familiares e médicos
- 29/03/2023
“O Sincopeças-SP entende ser de suma importância manter essa identidade de Pedro Molina. Líder admirado pelo setor de autopeças, terá sempre nosso apoio. Fortalecemos assim nossa solidariedade ao Instituto Pedro Molina”
Heber Carvalho, presidente do Sincopeças-SP
Pedro Molina Quaresma nasceu em São Paulo em 8 abril 1943 e se transformou em uma das principais lideranças empresariais no setor de autopeças, mercado brasileiro de reposição automotiva.
Sua vida foi baseada em sólidos valores de honestidade, integridade, lealdade, generosidade, amizade. Deixou um legado importante que inspira muitas pessoas que tiveram o privilégio de conviver com ele.
Foi acometido por uma variante da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença degenerativa do sistema nervoso que afeta os neurônios motores, diagnosticado em meados de 2015. Faleceu em 16 abr 2016
Por entender e viver esse período ao lado dele e, se apoiando nos valores que Pedro Molina praticou e ensinou ao longo de sua vida, sua filha, que é formada em Fonoaudiologia pela PUC-SP, decidiu dar continuidade a essa história, criando o Instituto Pedro Molina (IPM), que tem como objetivo apoiar projetos de pesquisas, atendimentos e cuidados a todos os pacientes acometidos por doenças neuromusculares, além de procurar parceiros e apoiadores que acreditem no projeto.
Esta ideia se fortaleceu no reencontro com Dr. Acary Souza Bulle Oliveira, médico neurologista na renomada Universidade Federal de São Paulo, que junto com sua equipe, recebeu Pedro Molina como paciente em 2015. Dr. Acary, com toda sua competência, humanidade e respeito pela prática médica, acolheu nossa ideia.
Atualmente o Instituto é um dos principais parceiros do Setor de Investigação em Doenças Neuromusculares – SIDNM criado em 1976 pelo Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina. O SIDNM se tornou vanguarda nos múltiplos aspectos relacionados com a investigação e tratamento de pessoas com doenças neuromusculares e assistência aos seus familiares e ou cuidadores e capacitação de profissionais para atuar nessa área.
Além do apoio ao SIDNM, o Instituto Pedro Molina desenvolve desde início de 2021 em parceria com a Atos, multinacional francesa de serviços de tecnologia da informação, o aplicativo TeleNeuMu que traz importante inovação no contato entre pacientes e familiares, médicos e profissionais da saúde. O aplicativo será oferecido inicialmente para utilização de todas as associações e entidades ligadas às doenças neuromusculares. Conectividade é a missão principal – proporcionar de forma simples e objetiva a descoberta de quantos somos, onde estamos, quem somos. Ligação direta do paciente com médicos e profissionais da saúde.
O aplicativo foi formalmente lançado em um evento musical, Acordes para a Vida, realizado no dia 11 junho 2022 no Tom Brasil em São Paulo. Neste evento os netos de Pedro Molina, Julia e Pedro fizeram uma apresentação ao lado de amigos. Julia é cantora e Pedro pianista. Estudam há 5 anos no Centro Musical RMF que irá produzir o concerto musical. O objetivo principal do evento foi fomentar a arrecadação de recursos para apoio aos projetos em andamento e novos projetos já em discussão em 2022 onde o IPM irá participar.
www.institutopedromolina.org.br
Instagram : @institutopedromolina
Vídeo de lançamento : https://youtu.be/jn2kDbb_jgc
Prestação de Contas 2021 : https://youtu.be/JXdioS8ZPk4
Apresentações Julia Molina Malagoni e Pedro Molina Malagoni – Show Musical de 2019 (Credicard Hall)